quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Comemoração dos 140 anos da Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA - 05/08


video 

No dia 08/08, as crianças da Educação Infantil do CENSA - Campos/RJ fizeram uma linda e emocionante homenagem às Irmãs Salesianas em comemoração aos 140 anos da Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A congregação das Irmãs Salesianas foi fundada em 1872 por Dom Bosco e Madre Mazzarello em Mornese,  cidade da Itália.
Dom Bosco já trabalhava na Itália com meninos carentes e tinha como ideal salvar a juventude através do uso de uma pedagogia preventiva, baseada no amor, na amizade e no espírito de família.
 Maria Mazzarello ao conhecer Dom Bosco se apaixou por sua missão e decidiu entregar sua vida a Deus em favor das meninas de Mornese. 

Maria Mazzarello se tornou Madre Mazzarello e formou junto com mais algumas jovens o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. De tempos em tempos aumentou o número de irmãs em todo o mundo e hoje são mais de 1.500 em todo o mundo! Em todos os 5 continentes existem Irmãs Salesianas multiplicando o carisma de Mazzarello, que hoje podemos chamar de místagogia, a pedagogia de amor de Madre Mazzarello.
Aqui no CENSA, temos 7 Irmãs que escrevem todos os dias, junto com crianças, jovens, professores, funcionários, pais  e toda a comunidade educativa de Campos, páginas importantes dessa história de fé, trabalho e educação da juventude que começou em Valdocco e Mornese.
As crianças da Escola Infantil, apresentaram para as Irmãs um teatrinho sobre o sonho de Dom Bosco (que marca o início de sua missão de mestre da juventude) e depois cantaram em italiano o hino das FMAs: Oh qual Sorte! Foi um momento de emoção para todas as professoras que são ex.alunas e convivem com essas irmãs que fizeram e marcaram história nas suas vidas e na comunidade campista.

Somos muito felizes por contar com a presença de cada irmã: Irmã, Suraya, Irmã Luzia, Irmã Aparecida, Irmã Carmelita, Irmã Guiliana, Irmã Emília, Irmã Djanira, pois cada uma com seu jeito todo especial de encarnar o espírito de Mornese faz a diferença e marca todos aqueles que passaram e passam pelo CENSA - patrimônio da nossa cidade de Campos.

Feliz 140 anos de história! E que venham mais e mais anos, pois cada uma de nós, professoras nos sentimos tocadas e impulsionadas (inspiradas) a continuar a manter viva a chama do espírito salesiano em nosso cotidiano! Somos realmente apaixonadas por essa escola e pelo ideal de Dom Bosco e Madre Mazzarello!

É por isso que acreditamos que "Não basta começar, é preciso continuar, lutar sempre...todos os dias!(Madre Mazzarello)
E comungamos com o que escreveu nossa Madre Yvone Reungoat em sua carta 929:
Olhemos o futuro com fé e esperança para continuarmos a realizar o sonho de Dom Bosco sobre o nosso Instituto: ser o monumento vivo da sua gratidão à Auxiliadora e o seu agradecimento prolongado no tempo.” 
Com carinho,

Liliana Azevedo Nogueira (supervisora da Educação Infantil do CENSA e ex. aluna salesiana - FMA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário