segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conhecendo o universo africano

A África no universo da Escola Infantil do CENSA – Copa do Mundo 2010

Na Escola Infantil do Centro educacional Nossa Senhora Auxiliadora as professoras realizam constantemente um trabalho que contemple a diversidade e o multiculturalismo existente na sociedade. Em especial no mês de junho e julho, devido ao evento da Copa do Mundo 2010, realizado na África do Sul surgiu a necessidade de estudarmos com as crianças a cultura africana. No cotidiano escolar através de variadas atividades tais como literatura infantil, artes, músicas e outras áreas de conhecimento realizamos uma valorização sistemática das características da cultura africana e sua intensa influência na cultura brasileira (danças, culinária, esportes e músicas).

A partir deste trabalho contribuímos para que todas as crianças obtenham o conhecimento de que nosso Brasil é um país fortemente marcado pela cultura africana, devido a constante presença da marca africana na literatura, na música, na criatividade, na forma de viver, de pensar, de andar, de dançar, de falar, de rir, de rezar e de festejar a vida na sociedade. O trabalho com estes conteúdos, principalmente referente a cultura afrobrasileira, fomenta entre as crianças, reflexões sobre a diversidade de hábitos, modos de vida e costumes de diferentes épocas, lugares e povos, e propiciar o conhecimento da diversidade de hábitos existentes no seu universo mais próximo (as crianças da própria turma, os vizinhos do bairro etc.).

Esse trabalho inclui o respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias e grupos, e o reconhecimento de semelhanças. Temos sempre a preocupação para não expor as crianças a constrangimentos e não incentivar a discriminação. Os professores da Educação Infantil juntamente com as crianças elegem temas que possibilitam tanto o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos quanto à articulação com aqueles que as crianças conhecem, como tipos de alimentação, vestimentas, músicas, jogos e brincadeiras, brinquedos, atividades de trabalho e lazer etc.

Assim, as crianças aprendem a estabelecer relações entre o seu dia-a-dia e as vivências socioculturais, históricas e geográficas de outras pessoas, grupos ou gerações. Neste contexto cada período estudou um aspecto da cultura africana. O pré-maternal e o maternal estudaram os animais da selva africana, o 1° período estudou a história da Galinha de Angola, o 2° período conheceu e construiu os instrumentos musicais africanos e o 3° período experimentou algumas delícias da comida africana. É importante que as crianças possam também aprender a indagar e a reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes. A intenção é que reflitam sobre o que é específico da época e da cultura em que vivem e da cultura compartilhada no seu meio social. A seguir mostramos algumas atividades realizadas com as crianças:

Nenhum comentário:

Postar um comentário