segunda-feira, 9 de agosto de 2010

5 de agosto: comemoração da Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - Salesianas


No dia 05 de Agosto comemoramos o aniversário de fundação do Instituto das FMA


João Bosco nasceu em Becchi, Norte de Itália, a 16 de Agosto de 1815. Cedo ficou órfão de pai e a sua mãe, educou-o com o exemplo e conselhos cheios de sabedoria. Foi muito pobre a sua infância. Depois do sonho dos 9 anos, percebeu que a sua vida havia de ser toda dedicada aos jovens, como sacerdote. Teve de trabalhar desde novo, nos mais diversos ofícios, para pagar os estudos mas em 1841 foi ordenado sacerdote.


Já Padre teve boas ofertas de trabalho pastoral. Renunciou a todas e às comodidades que lhe ofereciam para se dedicar
aos rapazes que vinham aos grupos para a cidade de Turim em busca de trabalho. Inicialmente, começou por reuni-los num pátio onde os atraía através dos jogos com a única finalidade de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.


D. Bosco fundou internatos e escolas profissionais p
ara meninos. Nos pátios havia grupos de catequese, mas também jogos e música, pois ele dizia que era preciso gostar do que os jovens gostam para que eles acolham o que lhes queremos comunicar.


Dom Bosco tinha uma devoção e um amor profundo a Nossa Senhora Auxiliadora. A Ela confiava todo o seu trabalho e teve provas evidentes da Sua protecção. Dizia que Maria Auxiliadora fa
zia tudo na sua vida e obra e apelava ao amor constante a esta Boa Mãe.

Fundou a Congregação Salesiana, em 1855 e com S. Maria Mazzarello fundou a congregação feminina salesiana: as Filhas de Maria Auxiliadora, como monumento vivo da sua gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora.

As Irmãs só chegaram ao Brasil em 1892. 20 anos após a fundação do Instituto.

São 138 anos dedicando-se à educação das crianças e jovens. Elas vêm assumindo com empenho sua missão fundamentada no Sistema Preventivo de D. Bosco, visando a formação do cidadão capaz de enfrentar os desafios da vida, objetivando sobretudo a formação do “Bom Cristão” para que tenham em Nossa senhora sua mãe e guia e no outro um irmão.

As irmãs aqui do auxiliadora tem a missão de dar continuidade ao trabalho sonhado por D. Bosco e compartilhado com Maria Mazzarello. Sendo luz que ilumina a vida de muitos com a força de Deus construindo a Paz.

Elas aceitaram esse convite, disseram sim ao chamado de Deus e assumiram a belíssima missão de a todos anunciar a boa nova e a esperança da vida eterna, feliz e humilde a exemplo da virgem Auxiliadora.

E é por este gesto de amor que no dia 05 deagosto de 2010 as crianças da Escola Infantil fizeram questão de demonstrar toda a nossa gratidão a todas elas neste dia tão especial.

As crianças da escola infantil presentearam a diretora Ir. Suraya com rosas e recontaram para ela a história de Dom Bosco e Madre Mazzarello fundadores da família salesiana, da qual todos fazemos parte.


Parabéns F.M.A!

Vejam as fotos deste momento especial:




video

Nenhum comentário:

Postar um comentário