A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas características. “É classificando os objetos que a criança estrutura o real, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual, através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas...”
Partindo do corporal as crianças conseguem se organizar melhor. A experiência contribui para que os pequenos se orientem nas atividades, conseguindo assim realizá-las de acordo com suas vivências.
Desta forma, iniciamos a nossa vivência da classificação com as meninas em um círculo e os meninos em outro:
Depois, as crianças que estão de calça comprida em um círculo e as que estão de bermuda em outro:
Fizemos outras arrumações como:
-Quem está de cabelo preso em um círculo e quem está de cabelo solto em outro.
- Quem está de tênis em um círculo e quem está de sandália em outro.
-Quem está de casaco em um círculo e quem está sem casaco em outro.
Depois dessa dinâmica, em nossa sala de aula, utilizamos a caixa Lógico-Matemática, para aprimorar nossos conhecimentos e para que as crianças pudessem agrupar os elementos em grupos como foi vivenciado concretamente por eles.
Por isso, se faz essencial que nossas crianças primeiramente experimentem, manipulem, vivenciem, para que assim possam construir sua própria aprendizagem de forma significativa e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário