sexta-feira, 13 de abril de 2012

AULA DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL DA TURMA 34

O corpo de cada criança é sua presença no mundo. É o espaço em que vive, sente, percebe. O lugar de sua identidade. A sede de seus investimentos afetivos – positivos e negativos - a se manifestarem na dialética da comunicação entre si e os outros.
Na Educação Infantil a criança busca experiência lúdica através do seu corpo, organizando conceitos e adquirindo o esquema corporal. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento, para que isto possa acontecer é de extrema importância à abordagem da psicomotricidade possibilitando que a criança compreenda o seu corpo e as maneiras de se expressar por meio deste, se localizando no tempo e no espaço.
No desenvolvimento infantil, segundo o Referencial Curricular Nacional (1998) a criança precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo e através do lúdico a criança se desenvolve.
Dessa forma, proporcionamos atividades envolvendo a psicomotricidade relacional, pois acreditamos que o brincar tem um papel importante auxiliando nas aprendizagens, estimulando o desenvolvimento integral da criança, através do trabalho em torno de desafios, fazendo que ela explore, crie e desenvolva suas habilidades com objetivo de expandir o seu potencial. Assim se apropriando de atividades prazerosas de forma lúdica e autônoma, onde os nossos alunos possam explorar experiências motoras que vão ser úteis para o seu desenvolvimento humano integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário