quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Software Cuca Legal e sua aplicação na prática pedagógica da Educação Infantil

 
O sistema educativo se depara atualmente com a necessidade de mostrar uma lógica da incerteza, a qual substituiu a lógica determinista até então vigente. Educar, segundo a lógica da incerteza, deve ser compreendido como o estabelecimento de uma sistemática de ensino que privilegie princípios de estratégia, os quais preparem os aprendizes para lidar com imprevistos e com transformações em face da fluidez da realidade que o cerca (BAUMAN, 1999).                                                        
                  Por conseguinte, a implementação do uso de tecnologias como os jogos eletrônicos representa uma preparação do indivíduo (aprendiz) em relação aos desafios dessa nova sociedade (SILVA e CUNHA, 2002), na qual cada pessoa irá cada vez mais atuar junto a máquinas cada vez mais sofisticadas e com Inteligência Artificial cada vez mais elaborada. Relacionar-se com tais aparatos passa a ser parte de um novo sistema de tomada de decisões calcado no dinamismo, na criatividade e no pensamento estratégico.
Mergulhados na atual perspectiva da urgente relação entre tecnologia e ambiente educacional, a Escola Infantil do CENSA utiliza o software “Cuca Legal” de alta interatividade e grandes desafios elaborado pelos profissionais do CENSANET.
O Cuca Legal agrega um caráter lúdico à mediação de habilidades de classificação e seriação, fundamentais ao desenvolvimento da inteligência, promovendo a associação do prazer ao conhecer.

Nas aulas de informática e também em casa, as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos utilizam o software “Cuca Legal” como mais um recurso para o desenvolvimento de habilidades básicas como percepção de semelhanças e diferenças, agrupamento, seriação, sequenciação e quantificação, pré-requisitos para a construção do conceito de número.
As professoras utilizam os jogos do software relacionando-os com o contexto de sala de aula e dos projetos. Se estão trabalhando um projeto sobre trânsito, utilizam por exemplo o jogo relacionado aos meios de transporte. Utilizamos também o software para realizar avaliações e intervenções psicopedagógicas, procurando detectar através dos jogos, o nível cognitivo da criança e estimular a construção de algumas habilidades básicas de percepção, quantificação e seriação. O software “Cuca Legal” apresenta uma função educativa, estimuladora e psicopedagógica desenvolvendo o pensamento lógico-matemático essencial para o processo de alfabetização.
Segundo a professora Ellen do 3° período (crianças na faixa etária de 5 anos), “o trabalho com os jogos do software Cuca Legal, estimula o pensamento lógico, pois a criança adquire habilidades como classificação de objetos, através da percepção de semelhanças e diferenças; seriação e sequenciação de elementos por tamanho e cor, além de perceberem a reversibilidade de elementos na ordem crescente e decrescente. 


 Essas habilidades são pressupostos para a aquisição da leitura e escrita, pois auxiliam às crianças a compreender o conceito de letras, sílabas, palavras e frases. É importante registrar que para uma criança identificar e diferenciar graficamente uma letra (ex. e =/= a), ela precisa analisar as diferenças entre as mesmas (habilidade de classificação). 

Também vale destacar o princípio da habilidade de seriação na produção de frases e textos, pois para escrever uma frase ou texto a criança precisa respeitar uma ordem de princípio, meio e fim em suas histórias.”
O uso do software é mais um dos recursos importantes que utilizamos para “turbinar” a alfabetização, processo que inicia-se desde cedo na Educação Infantil do CENSA. Notamos que este trabalho de estimulação lógico-matemática através do CUCA LEGAL, aguça a percepção e atenção das crianças e isso se reflete num processo de alfabetização que ocorre cada vez mais cedo. Dados mostram que geralmente no mês de agosto, 89% das crianças do 3° período (5 anos) já estão lendo e escrevendo alfabeticamente, processo que deveria ocorrer apenas no 1° ano de escolaridade do Ensino Fundamental. 

Constata-se um excelente desenvolvimento no aspecto cognitivo e motor das crianças ao utilizar o software, pois as crianças têm mostrado a cada dia maior destreza ao utilizar o mouse e maior atenção aos detalhes, demonstrando uma evolução do pensamento figurativo para o pensamento operatório.

Liliana Azevedo Nogueira (Supervisora da Escola Infantil do CENSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário