sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semana Artístico-Cultural - X Expoart na Educação Infantil

A ARTE DO CUIDAR
O CUIDADO COM O CORPO, A MENTE, AS FLORES E A TERRA VEM SENDO TEMA DE INÚMEROS  ARTISTAS PLÁSTICOS. DESDE QUANDO O HOMEM PRIMITIVO COLOCAVA AS SUAS MARCAS NAS PAREDES DAS CAVERNAS, O CUIDADO DE PERPETUAR A SUA MARCA JÁ SE FAZIA PRESENTE.
MAIS TARDE AS MARCAS FORAM GANHANDO FORMA ATÉ CHEGAR  À CONTEMPORANEIDADE. ASSIM FAZ-SE O NOSSO CUIDAR, UM MISTO DE CORES E FORMAS COM O TOQUE INOCENTE DA CRIANÇA.




AS CRIANÇAS DO PRÉ MATERNAL(1 ano e 6 meses) FIZERAM SEUS TRABALHOS INSPIRADAS NA PINTURA RUPESTRE. INSPIRADOS NAS ARTES DAS CAVERNAS ONDE O HOMEM COMEÇOU A CUIDAR-SE, A DESCOBRIR-SE FOMOS BUSCAR NESSA ARTE UM  PARÂMETRO PARA  AS DESCOBERTAS DA CRIANÇA, UM SER EM ETERNA DESCOBERTA.
ESSAS MARCAS ADORNARAM FRONHAS QUE EMBALARÃO OS SONHOS DE NOSSOS PEQUENOS.

AS CRIANÇAS DO MATERNAL SE INSPIRARAM  NAS MÃOS QUE ACARICIAM , TOCAM, TRABALHAM E CRIAM! AS MÃOS SEMPRE FORAM OBJETO DE ESTUDO E INTERROGAÇÕES, O CUIDADO COM ELAS É UM CUIDADO COM O CORPO.AS CRIANÇAS DERAM UM TOM DE CUIDADO EM LINDOS AVENTAIS DE COZINHA.



O SEGUNDO PERÍODO BUSCOU INSPIRAÇÃO EM FORMAS DA NATUREZA DE ESCHER, COMO PEIXES, FLORES E BORBOLETAS. INSPIRADAS NESSE GRANDE ARTISTA PLÁSTICO, AS NOSSAS  CRIANÇAS  RECRIARAM ESSE TEMA  TENDO COMO  PLACA CRIADORA AS ALMOFADAS.


O PRIMEIRO PERÍODO INSPIROU-SE NO GRANDE PINTOR EXPRESSIONISTA VAN GOGH, QUE EMPRESTOU OS SEUS GIRASSÓIS AS NOSSAS CRIANÇAS. ELAS OS IMORTALIZARAM MAIS UMA VEZ COM UM TOQUE DE CONSCIENCIA ECOLÓGICA, ATRAVÉS DE ECOBAGS.













AS CRIANÇAS DO TERCEIRO PERÍODO  INSPIROU-SE EM GAUDI , ARTISTA PLÁSTICO ESPANHOL.CRIARAM DIVERSOS  MOSAICOS EM PERFEITA SINTONIA COM A NATUREZA. NOSSAS CRIANÇAS RECRIARAM ESSES MOSAICOS EM TELAS, ONDE A  CROMIA E AS FORMAS GANHARAM UMA  OTICA DE CRIANÇA.


 A X EXPOART FOI UM VERDADEIRO SUCESSO! PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS QUE FIZERAM ESTA SEMANA MUITO ESPECIAL!
E ANO QUE VEM TEM MAIS...AGUARDEM!

Autor do texto: Luis Carlos Soares
Adaptação: Liliana Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário