Neste semestre iniciamos o nosso projeto de trabalho sobre "Educação no Trânsito" que objetiva proporcionar às crianças de 1 ano e 6 meses a 6 anos, momentos de aprendizagens que possibilitem o conhecimento preventivo sobre o trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na sociedade atual.
Os Projetos de Trabalho segundo Hernández (2000) permitem ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno. É o aluno que assume o controle sobre sua aprendizagem, ao professor cabe a função de coordenar e articular a interação entre teoria e prática, entre o projeto político pedagógico da escola e a perspectiva desenhada pelo aluno.
Acreditamos que a melhor maneira de aprender as regras de trânsito e as ações preventivas de acidentes, é na prática, é brincando, vivenciando experiências e observando situações da realidade!
Os Projetos de Trabalho segundo Hernández (2000) permitem ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno. É o aluno que assume o controle sobre sua aprendizagem, ao professor cabe a função de coordenar e articular a interação entre teoria e prática, entre o projeto político pedagógico da escola e a perspectiva desenhada pelo aluno.
Acreditamos que a melhor maneira de aprender as regras de trânsito e as ações preventivas de acidentes, é na prática, é brincando, vivenciando experiências e observando situações da realidade!
Desta forma, dentre as diversas atividades que estão sendo desenvolvidas, as crianças tiveram a oportunidade de visitar a "Cidade Portinho Seguro". Um espaço interativo e educativo para as crianças aprenderem a respeitar as regras de trânsito. A "Cidade Portinho Seguro" é o lugar dos sonhos da garotada que adora brincar de dirigir, pois os motoristas mirins podem trafegar com bicicletas por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas.
Acreditamos muito na importância deste projeto, pois além de estar educando nossas crianças e fazendo com que atuem e colaborem de forma positiva e consciente na sociedade, também estamos (através das brincadeiras e atividades) "educando" os pais – já que os pequenos transmitem o aprendizado aos adultos quando os policiam ao volante, chamando sua atenção para os erros que observam e constatam.
Podemos observar através da oralidade das crianças, como esta aula prática foi importante para aquisição de conhecimentos que transcendem as noções de trânsito e abrangendo a cidadania!
"Não pode passar no sinal vermelho. E as bicicletas passaram no sinal verde" (ARTHUR)
"Tem que prestar atenção no sinal." (DAVI)
"As pessoas só podem passar quando o sinal das pessoas estiver verde." (GABRIEL)
"Todas as bicicletas, as caminhonetes e todos os caminhões só podem passar no sinal verde." (MATEUS)
"Se passar no sinal vermelho vai acontecer um acidente." (MIRELLA)
"Nenhuma bicicleta pegou a rua errada." (ARTHUR)
"O filminho ensinou a não jogar lixo no chão." (MARIA LAURA)
"As pessoas têm que andar na faixa de pedestres." (GABRIEL)
"Sinal vermelho tem que parar!"
"Sinal verde tem que andar"
"Sinal amarelo - atenção."
"Andar de bicicleta com capacete."
"Não pode estacionar na faixa amarela e nem na faixa branca de pedestres".
"Criança tem que andar no banco de trás na cadeirinha e com sinto de segurança".
"Não pode falar no celular quando está dirigindo".
Podemos observar através da oralidade das crianças, como esta aula prática foi importante para aquisição de conhecimentos que transcendem as noções de trânsito e abrangendo a cidadania!
"Não pode passar no sinal vermelho. E as bicicletas passaram no sinal verde" (ARTHUR)
"Tem que prestar atenção no sinal." (DAVI)
"As pessoas só podem passar quando o sinal das pessoas estiver verde." (GABRIEL)
"Todas as bicicletas, as caminhonetes e todos os caminhões só podem passar no sinal verde." (MATEUS)
"Se passar no sinal vermelho vai acontecer um acidente." (MIRELLA)
"Nenhuma bicicleta pegou a rua errada." (ARTHUR)
"O filminho ensinou a não jogar lixo no chão." (MARIA LAURA)
"As pessoas têm que andar na faixa de pedestres." (GABRIEL)
"Sinal vermelho tem que parar!"
"Sinal verde tem que andar"
"Sinal amarelo - atenção."
"Andar de bicicleta com capacete."
"Não pode estacionar na faixa amarela e nem na faixa branca de pedestres".
"Criança tem que andar no banco de trás na cadeirinha e com sinto de segurança".
"Não pode falar no celular quando está dirigindo".
Nesta perspectiva, os projetos de trabalham se constituem em planos trabalho e um conjunto de atividades que podem oportunizam uma aprendizagem em tempo real e diversificada. Além disso, proporcionam a constituição da autonomia e da autodisciplina. O trabalho com projetos devido sua ação prática e dinãmica tornam o processo de aprendizagem mais significativo e interessante para as crianças, deixando de existir a imposição dos conteúdos de maneira autoritária. A partir da escolha de um tema, a criança e seus colegas pesquisam, investigam, registram dados, formulam hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário