sexta-feira, 27 de abril de 2012

MANHÃ DIVERTIDA!


De todos os símbolos, o ovo da Páscoa é o mais esperado pelas crianças. O Ovo simboliza a VIDA. Por isso, o maternal, o 1ºperíodo e o 2ºperíodo do turno da manhã prepararam ovinhos deliciosos de chocolate.
As crianças vivenciaram o processo de confecção dos ovos de forma divertida, prazeirosa, saboreando e sentindo o seu cheirinho delicioso.
Após experimentarem os ovos de chocolate, as crianças partilharam com todos da Escola Infantil.
 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Brincando e aprendendo com chocalhos!

O 1º período (turma 12), no dia 19/04/2012, se divertiu e aprendeu muito com os chocalhos.
Primeiro cada criança escolheu um chocalho e depois tinham que encontrar o outro chocalho com o som igual ao que havia escolhido anteriormente.
Depois, construímos chocalhinhos, o que foi muito divertido!
Esta atividade além de ser muito divertida, desenvolve a percepção auditiva, a concetração, o ritmo e a intensidade.

É hora do F!

Sistematizando a letra F, as crianças do 3°período vivenciaram a história de ¨João e o pé de feijão¨. Depois da leitura do livro, cada criança plantou o seu pé de feijão.

Foi um momento rico, alegre e divertido.
Na turma 31 da professora Vanessa Brasileiro, todos os dias, as crianças ficam vigiando o crescimento do seu feijão.
É através do prazer, do encantamento e das emoções que as habilidades e metas de cada período são vivenciadas pelas nossas crianças.
Segundo Alessandra Roscoe, 2012, ¨A literatura não apenas estimula a criatividade como permite exercer a imaginação e o prazer pela leitura e escrita.
Uma criança que lê desde pequena se torna um adulto mais aberto, capaz de ver o outro ou os acontecimentos com um olhar mais crítico e respeitando as experiências alheias.
Lembre-se sempre: ¨A leitura é um hábito diário¨.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nossas letrinhas!

O maternal 01 da tia Elisa está aprendendo as letras inicias dos nomes, e a turminha confeccionou as letras com argila! Com a ajuda da professora cada criança fez sua letrinha.
As atividades lúdicas ajudam a memorizar fatos e favorecem o desenvolvimento cognitivo.As crianças sentem prazer e se divertem ao aprender brincando, usando a imaginação e inventando com o seu jeitinho.


terça-feira, 17 de abril de 2012

AULAS DE PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA TURMA 35

As aulas de psicomotricidade da turma 35 neste bimestre estão sendo realizadas com a modalidade psicomotricidade aquática. Segundo ( BUENO, 1998, p. 141) a Psicomotricidade Aquática é uma concepção metodológica definida como estimulação das potencialidades do sujeito utilizando a água como meio de ação mais global por intermédio do movimento e das relações desse sujeito com o espaço, com os objetos, com o outro e consigo mesmo.

As diversas dinâmicas que estão sendo realizadas a cada aula tem visado proporcionar uma integração corporal, relacional, cognitiva e lúdica contribuindo para uma aprendizagem global significativa.

O Grande Rabanete!

O 2º período preparou uma dramatização SUPER divertida para todas as crianças da Escola Infantil.
Contamos a história do "Grande Rabanete" onde o vovô plantava uma sementinha de rabanete, mas ele era tão fraquinho que quando o rabanete cresceu ele não conseguiu tirar o rabanete da terra e precisou pedir ajuda para vovó, para neta, para o Totó, para o gato e até para o rato e assim, juntos conseguiram tirar o rabanete da terra.
Segundo Cristina de Brito, trabalhar com jogos teatrais faz com que a criança se observe e observe os colegas, fazendo com que todos aprendam a usar o corpo de forma criativa.
E isso foi o que planejamos fazer para que cada criança sentisse prazer e fosse participativa em cada momento da história.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Brincando com a fantasia

A turma 33, realizou a dramatização do clássico infantil "Chapeuzinho Vermelho". As crianças, ouviram a história, contaram e recontaram com a mesma riqueza de detalhes.
Para a dramatização ficar mais envolvente, os pequenos usaram um adereço referente a cada personagem, tornando a recontagem da história algo prazeroso e atraente.
Através das dramatizações podemos ampliar e desenvolver o conhecimento lógico-matemático, a linguagem oral, corporal, escrita e a relação sócio-afetiva. Enfim, quando aprendemos por intermédio de dramatizações e histórias, nunca nos esquecemos, pois esse é um aprendizado que dura para sempre.
Desta forma, expressar sentimentos e emoções através de atividades prazerosas, com momentos de interação, torna a Literatura um cenário de conto e reconto, possibilitando que as crianças se apaixonem cada vez mais pela literatura infantil.