sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Palestra sobre trânsito com os Guardas Municipais de Campos

Participamos na sala  Irmã Zilda da palestra com os Guardas Municipais da nossa cidade, Campos dos Goytacazes - RJ.
Aprendemos sobre as placas de trânsito e os cuidados que devemos ter em nosso dia-a-dia. Assistimos vídeos que mostraram os perigos de dirigir sem atenção.
As crianças participaram fazendo muitas perguntas como:
-"Criança pode andar de moto?"
- "Se a criançaa andar no banco da frente o guarda prende a mãe?"
- "Posso andar no carro sem a cedeirinha?"
- "O cinto de segurança serve para quê?"
Essa palestra foi muito importante para enriquecer o nosso Projeto!
O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e a criança desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
Foi uma tarde muito legal e cheia de descobertas!

Aprendendo de maneira divertida!

O que as crianças mais gostam de fazer? Brincar! No momento das brincadeiras e dos jogos podemos trabalhar o desenvolvimento cognitivo dos nossos pequenos, além de trabalhar a concentração. A turminha do maternal 03 da tia Elisa, se diverte ao brincar com as pecinhas de letras, neste momento as crianças tem contato com todo o alfabeto e vêem de maneira clara a forma das letras. Elas aprendem muito com esse jogo, pois quando não recebem a letra desejada trocam com os amigos por outra letra, tendo que nomeá-la para que o amigo troque.
Segundo SARMENTO e PINTO (1997, p.7) "o jogo é um instrumento eficaz e, se convenientemente planejados, contribui para o processo de desenvolvimento da criança, pois jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, desde muito cedo, ela participa de várias situações lúdicas. Por meio dos jogos, a criança vê e constrói o mundo".
Desta forma, se faz essencial esta inter-relação entre o aprendizado e a brincadeira, pois nesta faixa etária as crianças constroem sua aprendizagem através do lúdico, do concreto.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil!

As aulas de Psicomotricidade Relacional estão sendo vivenciadas efetivamente pelas crianças da Turma 22. Ressaltamos que esta proposta de trabalho vai além do desenvolvimento das potencialidades funcionais do corpo, pois é uma atividade que busca constantemente a troca afetiva por meio da relação entre os participantes.
Amplia-se o conhecimento do próprio corpo, de seus limites socioafetivos e das condições necessárias para desenvolverem as relações.
A Psicomotricidade Relacional nada mais é do que uma prática educativa, de valor preventivo e terapêutico, que permite crianças, adolescentes e adultos, expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar, do jogo simbólico. A finalidade é de "atuar sobre os fatores psico-afetivos relacionais adquiridos na infância. Esses fatores estão diretamente vinculados à dificuldades de adaptação no cotidiano e no convívio social. Esta prática propicia a descoberta dos meios que facilitam o desenvolvimento global do SER."

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A rotina divertida do Pré-maternal!

O pré-maternal, primeiro contato da criança com o ambiente escolar, exige um período de adaptação, de conhecimento e de confiança, principalmente do educando para com seu educador.
É incrível ver o quanto as crianças se desenvolvem e aprendem a cada dia!
Os Projetos trabalhados, como por exemplo o deste semestre sobre o trânsito, que foi nomeado por nós de: "Aperte o cinto, vamos passear?"; faz com que a criança esteja cada vez mais perto de sua realidade, podendo assim, compreender melhor o que está sendo aprendido; através das músicas, contação de histórias, fotos e filmes.
É de suma importância que toda essa aprendizagem ocorra, mas sem deixar de lado e no esquecimento a religiosidade; afinal a semente precisa ser plantada para que produza bons frutos!
E para vivenciar esse ambiente de espiritualidade de Dom Bosco e Madre Mazzarello, nós (pré-maternal 03, tia Bianca) fomos pela primeira vez na capela, a casa do nosso Papai do Céu.Os nossos pequeninos do pré-maternal ainda tem muito a surpreender cada um de nós!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Primeiros passos do Pré-maternal na informática!




As aulas de Informática do Pré-maternal – 02 estão cada vez mais interessantes.
As crianças com muita atenção estão aprendendo os primeiros conceitos matemáticos, cores e direção através da Informática.
Tais aprendizagens podem ser exploradas com os jogos lúdicos do Programa PAMUDE.
O PAMUDE  é um software com jogos lúdicos que envolve várias áreas de conhecimento e também desenvolve a coordenação motora e o raciocínio.
As crianças ficam encantadas com o amigo do computador, o “PAMUDE”, pois conseguem interagir com o amigo do computador escutando o som e manuseando o teclado próprio para sua faixa etária.






sexta-feira, 16 de setembro de 2011

II Jogos dos Pais

No domingo, dia 04/09/2011, das 08:00h às 14:00h, tivemos o II Jogos dos Pais do CENSA. O evento foi um sucesso total, tanto pela organização (feita pelo CENSA e APPCENSA), quanto pela assiduídade e participação significativa dos pais. 
Foi uma manhã inteiramente voltada à família, com muitas brincadeiras, gincanas e jogos, pois acreditamos que partilhar momentos de lazer e esporte fortalecem os laços de amor e promovem a integração entre pais, filhos e escola.
Essa ação visa promover o espírito de família, típico da Pedagogia Salesiana.
A educação não é obra apenas de indivíduos agindo sobre indivíduos. É, sobretudo, obra da convivência que se cria, do ambiente que se vive! A Pedagogia Salesiana só pode ser vivida quando todos estão empenhados na criação de uma comunidade educativa, com sentido de pertença e participação, num clima de família. 
A familiaridade se expressa na amizade, na aproximação. A chave da familiaridade é o clima de alegria, através de múltiplas práticas e vivências, como associações, grupos, música, teatro,celebrações, passeios, esportes, festas...Isso tudo permeou esse domingo mais que especial no CENSA!
Parabéns aos pais pela bela e dinâmica participação! Parabéns às mães e às crianças que ficaram na torcida por seus pais, os esportistas do dia!
Ano que vem tem mais!
Um abraço afetuoso, Liliana Nogueira (supervisora da Escola Infantil).